12 CARACTERÍSTICAS QUE OS DESIGNERS QUE FATURAM ALTO TÊM EM COMUM?
O QUE OS DESIGNERS QUE FATURAM ALTO TÊM EM COMUM?
Já tive a chance de conversar e trabalhar com muitos designers e estúdios desde 2009. De todos os portes e de todas as regiões do Brasil. Alguns deles fazem R$ 2.000,00 por mês. E outros fecham contratos com valores que chegam a superar R$ 20k, todo mês.💰 Percebi que aqueles que se destacam e faturam alto têm algumas características em comum.
Reuni esses 12 itens que fazem a diferença na carreira dos designers mais bem sucedidos que já conheci e compilei aqui pra você. Dá uma lida e defina quais itens você pode “atacar” mais rapidamente, crie uma lista de prioridades e coloque em ação.
Uma coisa é certa, sua localização importa pouco. Tem designers faturando bem assim em todos os cantos do Brasil.
1. TÊM CNPJ
Você NUNCA vai pegar um contrato grande sem CNPJ. Ponto.
Pode até ser que você consiga pegar um ou outro em valores legais, na faixa dos R$ 5.000,00.
Mas sabe aquele contrato dos sonhos, de 20 ou 30k? NUNCA. Nunca.
Nenhuma empresa que desembolsa esses valores vai contratar um designer pessoa física, por todos os riscos e custos extras que isso envolve (trabalhistas, previdenciários e tributários).
2. USAM CONTRATOS
Mesma coisa que o slide anterior. Nenhuma empresa que pode pagar altos valores vai fazer isso sem ter garantias reais de entrega, prazo e de possíveis ressarcimentos em caso de não entrega.
Contudo, essa garantia vem de um contrato bem detalhado. Nada de colcha de retalhos de vários modelos copiados da internet, surgidos sabe-se lá de onde.
Só na palavra ou em conversas de WhatsApp a chance de você fechar um contrato dos sonhos é virtualmente nula.
3. COMPARTILHAM
Experiências e conteúdo, nas redes sociais ou em grupos de designers, ajudando seus colegas de trabalho e o mercado.
Eles sabem que existe espaço para todo bom profissional e que se o mercado (na figura dos clientes e dos próprios profissionais) for educado todo mundo ganha e a profissão será cada vez mais valorizada.
Até clientes eles compartilham, quando aparecem trabalhos fora de sua área de expertise ou quando a agenda está lotada.
4. VALORIZAM SEU TEMPO
Cumprem prazo. Cobram prazos dos clientes.
Sem organização de tempo você vai esbarrar rapidinho num limite de faturamento. Este é o recuso mais escasso da Terra. Passou, já era. Acabou. Não dá pra comprar mais.
5. TÊM SITE
O ano é 2020.
Não. Dá. Pra. Não. Ter. Um. Site. Próprio.
Simples assim. Não tem desculpas. Faça pelo menos um no WIX se você tá começando e ainda está apertado de grana.
Mas assim que der, tenha seu terreninho na web, seu site.
E não esqueça de usar um e-mail personalizado. Nada de hotmail.com ou @bol.com.br hein?
6. ZELAM PELO SEU PORFÓLIO
Não existe melhor cartão de visita para um cliente do que seu portfólio. E esses profissionais sabem disso.
Cuidam meticulosamente da sua apresentação e expõe em vários locais da rede – site próprio, diversas redes sociais e Behance, entre outros.
7. SÃO GENTE BOA
Parece brincadeira, mas ninguém quer lidar com pessoas chatas, negativas ou irritadas.
Lembro de ver um documentário sobre músicos de estrada e os caras falavam que mais importante do que ser um músico virtuoso, era ser uma pessoa legal. Projeto que pagam bem costumam ser longos. Ninguém gosta de conviver com uma pessoa ranzinza durante meses a fio.
8. SABEM DIZER NÃO
Para projetos ruins ou que tirem seu foco dos objetivos de médio e longo prazo.
E também dizem não para os clientes quando é necessário, gerando ainda mais confiança e autoridade.
9. ELES INVESTEM
Em estudo, em cursos, em bons contratos, em serviços e consultorias com outros profissionais, em bons equipamentos e em softwares originais.
Aquele papo de que é preciso gastar dinheiro pra fazer dinheiro é verdade.
A margem de lucro em serviços como o design costuma ser alto. Reserve uma parcela desses ganhos pra se tornar um profissional sempre melhor e você verá seus ganhos crescerem.
10. EXPERIÊNCIA
Todos começaram de baixo, já erraram em coisas bobas e aprenderam durante essa jornada – pessoal, profissional e tecnicamente.
Nenhum deles começou faturando o que fatura hoje. É preciso ter paciência e saber investir pra colher os frutos ao longo da caminhada.
Se você acabou de começar e está frustrado porque não faz mais de R$ 10.000,00 por mês vai acabar se desiludindo com a profissão e desistindo antes da hora.
11. RECEBEM INDICAÇÕES
É bem mais difícil alguém cair no seu site ou perfil de rede social e fechar com você um contrato de 20k. Normalmente esses trabalhos vão nascer de indicações de antigos clientes, parceiros, alunos ou outros colegas de profissão.
Mas pra você ser indicado pra trabalhos assim vai ter que ter atenção a todos os itens dessa lista, especialmente o próximo.
12. ELES ENTREGAM
Isso é o básico que se espera de qualquer profissional. E o principal. Se você não entregar o que prometeu, com qualidade e no prazo, não tem como alcançar novos patamares.
Se quiser acelerar o processo entregue mais do que prometeu. Surpreenda seu cliente. Deixe ele sem palavras e o caminho para essa remuneração dos sonhos vai ser mais curta.
BÔNUS: NÃO SE LIMITAM GEOGRAFICAMENTE
O mundo ficou pequeno. E isso não é frase de parachoque.
A maioria dos designers com quem converso vive em cidades de pequeno e médio porte, e nesses locais os projetos grandes são escassos.
Então, faça como eles, não se limite a esse mercado. Use e abuse da internet. Um projeto pra uma cervejaria de pequeno porte dos EUA, na casa dos U$ 5.000,00 é um valor até baixo para eles. Mas pra você, recebendo em reais, significa um projeto de mais de vinte mil reais! Um baita contrato.
CONCLUSÃO
Você tem de estar preparado para conseguir jogar os grandes jogos e alguns desses detalhes não são nada complicados de realizar.
Tem alguma outra característica que você adicionaria à lista? Coloca aí nos comentários.
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